Troca de produtos: é possível tornar esse processo mais eficiente e econômico?

Com as grandes promoções e campanhas de venda do fim de ano, não podemos deixar de falar sobre um assunto muito importante: troca de produtos.

Todos no ramo do empreendimento comercial compreendem que ter uma logística estratégica é fundamental para o sucesso. Porém, para muitos não há a necessidade de investir em uma boa logística reversa. E aí é que mora o perigo, já que a troca de produtos pode afetar seriamente o lucro da organização.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre como evitar que a troca de produtos traga prejuízos para as empresas.

Minha empresa é obrigada a realizar a troca de produtos?

A devolução, o reembolso ou a troca de produtos são coisas inevitáveis em qualquer empreendimento. Inclusive, isso é um direito do consumidor previsto por lei. 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mais especificamente nos artigos 18 e 26, fica claro que todo o cliente tem o direito de trocar a sua mercadoria. Principalmente nos casos onde existe algum defeito, como na embalagem ou no próprio produto. E nos produtos perecíveis isso pode ser ainda mais comum uma vez que são mais fáceis de estragar devido ao transporte e armazenamento inadequado. 

Vale destacar que para bens duráveis a pessoa que estiver insatisfeita tem até 90 dias para entrar em contato. Já no caso de bens não duráveis, como alimentos, o prazo cai para 30 dias.

Além disso, o artigo 49 garante o direito de arrependimento para compras que não são realizadas pessoalmente. Ou seja, o consumidor tem até 7 dias para se manifestar caso se sinta lesado de alguma maneira. Isso ocorre principalmente no e-commerce e compras por telefone. Porém, também pode ocorrer em vendas feitas através de catálogos.

Lembrando que para quase todas as situações de troca de produtos os gastos que envolvem todo esse processo é da empresa responsável pela venda. Por isso surgem diversas dúvidas sobre como enxugar esse orçamento ao máximo para não atrapalhar as finanças da empresa.

É possível ser mais eficiente na troca de produtos?

Provavelmente esse é o grande dilema da maioria das empresas. Principalmente em épocas de final de ano, com o alto número de vendas pela Black Friday, Cyber Monday e promoções de Natal. Afinal, as festividades de fim de ano também contribuem para essa alta.

Mas, se você não souber lidar direito com a logística reversa desse período, poderá ter grandes problemas de insatisfação de clientes, reclamações e até mesmo prejuízos financeiros. Isso porque uma parcela considerável das vendas realizadas acabam resultando em algum tipo de troca ou ressarcimento

A boa notícia é que já existem práticas e fornecedores que ajudam, e muito, na hora de reduzir custos e garantir a satisfação dos clientes. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas práticas:

Dicas para otimizar a troca de produtos em sua empresa

1) Crie um Política de Troca e Devolução

Antes de mais nada você precisará desenvolver uma Política de Troca e Devolução bem estruturada e que cubra todas as possíveis ocasiões. Lembrando que ela precisa ser o mais objetiva e transparente possível, já que servirá para a consulta de funcionários e consumidores.

2) Levante e analise os dados sobre as trocas já realizadas

Como em todos os departamentos de sua empresa, o levantamento e análise de dados é essencial para o desenvolvimentos de ações estratégicas que visam o aprimoramento da produtividade, E não seria diferente com as trocas e devoluções. 

Ou seja, para evitar prejuízos nesse setor você e sua equipe precisam compreender os principais motivos por trás dos pedidos de trocas ou devoluções de seus produtos. Assim será mais prático e assertivo se planejar e reparar os erros. 

3) Invista em soluções inovadoras de ressarcimento 

Agora, uma solução que com certeza diminuirá os seus gastos na hora de trocar os produtos de seus clientes e ainda os deixará satisfeitos são parcerias inovadoras para esse problema. 

Afinal, quando você gasta o dobro do valor gasto na venda com a logística reversa da mesma, opções alternativas são extremamente atraentes, não é mesmo? Especialmente se você trabalha com produtos perecíveis, já que por serem delicados precisam de uma atenção ainda maior ou até mesmo serviços de logística especializados.

É dessa necessidade de economia e resoluções descomplicadas que surgem empresas especializadas em ressarcir seus clientes de forma prática e segura para todos os envolvidos. Um excelente exemplo é boomee.

Nós oferecemos soluções inovadoras de ressarcimento que rompem as barreiras existentes entre sua empresa e os seus clientes. Além disso, com a nossa parceira seus colaboradores poderão se manter focados no que fazem de melhor enquanto nosso time faz todo o trabalho de ressarcimento e resolução do problema. Tudo isso de forma online.

Inclusive, isso traz mais comodidade, tranquilidade e liberdade para seus clientes. Transformando uma experiência ruim em algo positivo.

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