Por que empresas com uma boa gestão de clientes faturam mais?

Você já se perguntou como as empresas sólidas conseguem manter um bom faturamento e um crescimento contínuo? A verdade é que não existe uma única resposta ou receita mágica. Mas, é fato que um dos segredos está na boa gestão de clientes.

E isso não envolve apenas a área de atendimento, a equipe comercial, a construção de uma boa experiência ou uma boa gestão financeira do SAC. É necessário que todos os departamentos e as estratégias da empresa estejam alinhadas.

Continue a leitura até o final para entender um pouco mais sobre o assunto.

Qual a relação entre a gestão de clientes e o faturamento?

Conforme falamos em nosso artigo anterior, uma das métricas essenciais para as empresas que querem ter um bom crescimento e gestão de clientes é a taxa de churn. Através dela os gestores conseguem saber qual o % de consumidores que estão abandonando o negócio e o motivo por trás disso.

Entretanto, os benefícios dessa mensuração não param por aí. Com o cálculo do churn as empresas também conseguem saber a quantidade de receita que estão perdendo durante determinado período. Isso porque existem taxas específicas que mostram oscilações conforme a quantidade de downgrade ou upgrade dos clientes.

Com isso, os gestores conseguem mensurar o % do faturamento que foi impactado pela redução de serviço e quais pacotes ou planos foram afetados com as mudanças. Dessa forma é possível fazer análises mais pontuais sobre a queda do faturamento e traçar ações ou campanhas promocionais para aumentar as receitas em determinados períodos, públicos ou até produtos/serviços.

Clientes satisfeitos compram mais

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é a satisfação do cliente. Empresas que cultivam bons relacionamentos com seus consumidores conseguem faturar mais. Afinal, clientes felizes e satisfeitos sempre voltarão para comprar, não é mesmo?

Por isso é tão importante se preocupar com a construção de experiências positivas e preparar a equipe de vendas e atendimento para uma abordagem humanizada.

E aqui deixamos uma dica valiosa: para que tudo isso seja possível, as empresas que querem colocar em prática uma boa gestão de clientes precisam investir na área de customer success.

Lembre-se de ficar de olho no orçamento do SAC

Por fim, você sabia que o seu departamento de SAC também pode influenciar no faturamento? Apesar de ainda ser um assunto negligenciado em algumas organizações, o planejamento financeiro do SAC e das áreas de atendimento ao cliente é de suma importância. Em especial para as empresas que querem faturar mais com uma boa gestão de clientes.

Lembra o que comentamos anteriormente que clientes felizes compram mais? Então, segundo uma pesquisa mundial feita pela PWC:

Na América Latina 49% dos entrevistados foram claros ao dizer que deixariam de consumir de uma marca que ama depois de um atendimento ruim.

Ou seja, quanto mais desenvolvido e preparado for o seu SAC e equipe de atendimento, maiores as chances de reter seus clientes, garantir a satisfação dos mesmos e um bom faturamento. 

Mas, para isso, os gestores precisam ficar de olho no planejamento financeiro dessas áreas. É fundamental entender o orçamento disponível para o setor, as demandas existentes e as ações viáveis para implantar melhorias significativas. Sem isso os investimentos podem ficar alocados em iniciativas ou tecnologias que não trarão resultados tangíveis para os clientes ou para o aumento de receitas. 

Inclusive, esse assunto é tão importante que fizemos um webinar exclusivo sobre o tema com profissionais da área. Dessa forma, você poderá aprender mais e coletar insights valiosos para seu negócio. Assista o conteúdo completo em nosso canal do youtube!

 

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