Dia da Indústria: como a indústria pode ajudar na preservação do meio ambiente?

Você sabia que no dia 25 de maio é celebrado o Dia da Indústria aqui no Brasil? Sem dúvidas, uma data importantíssima para o país, já que é umas das atividades econômicas mais produtivas da sociedade brasileira.

Para celebrar este dia, preparamos este artigo onde falaremos um pouco mais sobre a indústria e seu papel significativo na preservação do meio ambiente. Continue a leitura até o final para aprender mais. 

Dia da Indústria: Como surgiu essa data e qual a importância desse setor para o Brasil?

Não é de hoje que a indústria é um dos setores econômicos que mais movimentam uma sociedade. Podemos confirmar isso quando analisamos as quatro revoluções industriais da história global.

Cada uma aconteceu em um cenário social específico que clamava por mudanças sociais devido aos impactos, tanto positivos quanto negativos, da expansão e modernização industrial.

Aqui no Brasil, mesmo não sendo a principal atividade econômica do país, ela vem crescendo e se destacando ao passar dos anos. Inclusive, segundo um levantamento do Portal da Indústria, essa atividade representou 23,9% do PIB em 2022. Assim como 69,3% das exportações nacionais de bens e serviços e 34,4% da arrecadação de tributos federais (com exceção de receitas previdenciárias).

Ou seja, não há como negar a sua importância para a economia e desenvolvimento do país. Por isso, desde 1957, o dia 25 de maio é utilizado para celebrar esse setor econômico.  A data foi escolhida para homenagear o patrono da indústria brasileira, Roberto Simonsen, que faleceu neste dia no ano de 1948.

Porém, existe um fator negativo que ainda precisa ser aprimorado na indústria: a depredação da natureza. Esse setor contribui significativamente com a devastação gradativa do meio ambiente. Seja com desmatamentos, altas taxas de emissões de carbonos e escassez de matérias não renováveis.

Como a indústria pode ajudar na preservação do meio ambiente?

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente traz questionamentos relevantes desde sua criação há 50 anos. E a edição de 2023 é sobre um tema extremamente relevante para a indústria: a poluição de plásticos.

De acordo com uma reportagem da CNN Brasil, o mundo está muito próximo de um ponto caótico em relação à produção de plástico. Isso porque, enquanto a sociedade aumenta consideravelmente o uso desse material, a reciclagem ou o reuso permanecem em níveis inferiores.

Como é um material derivado de combustíveis fósseis a sua degradação leva séculos para ser realizada. Também é por isso que ao ficar exposta ao tempo e clima, vai eliminando partículas químicas que penetram no solo contaminando tudo ao seu redor. Inclusive lençóis de água e ambientes marinhos.

Por ser um dos principais responsáveis pelo mau uso e descarte de materiais plásticos no meio ambiente, o setor industrial também é uma das maiores esperanças na diminuição desses números. Segundo relatório mais recente da ONU sobre o assunto, é possível reduzir esse tipo de poluição em até 80% até 2040.

Vantajoso para o meio ambiente e também para as empresas. Afinal, ao fazer a reutilização, reciclagem e reorientação do seu uso, as empresas poderão gerar uma economia global de até 1,27 trilhão de dólares por ano (levando em conta os custos e receitas de reciclagem).

Além disso, existirá a redução dos gastos para gerir as consequências da poluição plástica como contaminação do ar, rios, mares e solos. Isso sem contar os gastos com saúde ou litígios empresariais.

Ou seja, preservar o meio ambiente não é somente uma obrigação como também uma oportunidade de expansão de negócios, evolução da marca e carteira de clientes.

Marcas que já começaram a mudar seus produtos e processos para preservar o meio ambiente

Nesse sentido, algumas marcas já estão há algum tempo tomando medidas para reduzir ou reutilizar seus resíduos plásticos. Algumas delas são:

1) Nestlé

Desde 2019 a empresa se comprometeu em reduzir e eliminar o uso de plástico, especialmente os de difícil reciclagem, até 2025. Uma dessas medidas foi a remoção do canudo plástico de todas as suas bebidas.

2) Unilever

Em 2018 a empresa lançou uma iniciativa com 18 mil garrafas do sabão Omo feitas de plástico totalmente reciclado das praias brasileiras. Esse momento marcou o início da adaptação para embalagens 100% recicláveis em todas as marcas da fabricante.

3) Adidas

Desde 2016 a marca participa de projetos para criação de linhas exclusivas feitas à base de materiais retirados e reciclados do mar. Um exemplo foi uma coleção de tênis em 2017 com parceria da Parley feita a partir de plástico reutilizado do mar que vendeu mais de um milhão de unidades em um ano.

Deu para perceber que é possível celebrar o Dia da Indústria, o Dia Internacional do Meio Ambiente e cuidar de nosso planeta enquanto movimentamos a economia, não é mesmo?

Para conferir mais conteúdos como esse é só acompanhar nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn

 

Deixe um comentário