Customer Success: o que é, benefícios e estratégias para implementar na sua empresa

Hoje em dia, não basta apenas oferecer o produto mais qualificado para o cliente perceber que fez a escolha certa. Alguns fatores influenciarão na opinião sobre sua marca e o que ela oferece. Como por exemplo, a experiência e o customer success. Ou, em outras palavras, o sucesso do cliente!

Atualmente, com a imensa concorrência e ofertas disponíveis entre as empresas, vemos uma mudança nos hábitos de compra dos clientes. O que ocorre antes, durante e depois da compra se tornou um grande diferencial no momento da decisão. Isso mesmo, o cliente de hoje tem a necessidade de se sentir ouvido e amparado em alguns processos durante sua jornada ou até mesmo com eventuais problemas após a compra.

E é aí que surgem as oportunidades para as marcas desenvolverem boas estratégias de fidelização, retenção e relacionamento saudável com os seus consumidores. Isso explica por que empresas que investem em customer success conseguem aumentar o faturamento. Continue a leitura para saber mais.

O que é Customer Success?

Podemos dizer que customer success, ou sucesso do cliente, são as ações e os cuidados da sua empresa para fazer com que o cliente atinja ou supere todos os seus objetivos ao interagir com o seu produto ou serviço. Vale lembrar que ele não se resume à um atendimento diferenciado ou um suporte ao cliente com nome bonito.

É preciso implementar estratégias reais durante todo o processo de pré e pós-venda para colocar o cliente no centro das operações, valorizando sua felicidade e satisfação.

Vamos conhecer um pouco sobre as vantagens e maneiras de se obter o sucesso do cliente?

Benefícios que o customer success traz para sua empresa

Quando o foco do seu processo produtivo e comercial se torna o sucesso do consumidor, as vantagens são inúmeras. Por exemplo, a divulgação espontânea de clientes que tiveram boa experiência em sua jornada de compra. Mas não é só isso, listamos as principais para você:

  • Maior credibilidade no mercado;
  • Redução de custos;
  • Otimização constante dos processos;
  • Alinhamento dos canais para o sucesso do cliente;
  • Fidelização de clientes;
  • Upsell;
  • Cross-sell;
  • Diminuição do churn.

Estratégias para implantar o customer success

Existem várias maneiras de se aplicar o customer success no mundo corporativo. Porém, hoje vamos focar em 5 modos simplificados e objetivos. E o principal, soluções sem muito custo adicional. Vamos lá?

1) Crie uma cultura que respeite o cliente

Primeiramente, é fundamental criar uma cultura organizacional que respeite e compreenda o perfil do seu cliente. Assim, fará parte da raiz de sua empresa colocar as necessidades do consumidor em primeiro plano. Por certo, todo colaborador, independente da tarefa, dará o seu melhor para que o cliente tenha soluções e não problemas.

2) Não exagere na hora de divulgar o que sua empresa disponibiliza

Em segundo lugar, nunca divulgue seu produto ou serviço de maneira exagerada. Isto é, faça o seu marketing de forma consciente, esclarecendo as limitações do que está oferecendo. Não há nada pior do que propaganda falsa. Lembre-se sempre de entregar exatamente o que foi prometido. 

Caso contrário, além de receber reclamações você pode deixar negativa a reputação do negócio. Em alguns casos, dependendo da gravidade ou contexto envolvido, a insatisfação dos clientes e a imagem negativa pode ser irreversíveis.

3) Reflita e aprimore a jornada do cliente para chegar

De fato, fidelizar e atrair consumidores é algo cada vez mais complexo. Por isso, além você de possuir uma boa estratégia de marketing e catálogo de produtos é primordial pensar como o seu cliente.

Ao se colocar no lugar dele, você consegue enxergar e resolver eventuais problemas de maneira mais objetiva. Isso também facilita o processo de inovação dos produtos e serviços existentes, assim como criação de novas soluções.

E lembre-se, essa jornada começa logo no primeiro contato do cliente com a empresa. Ou seja, cada detalha importa.

4) Peça feedbacks e sugestões

Também é importante ser proativo em escutar reclamações, dúvidas, sugestões e elogios. Além do cliente sentir o acolhimento e compreensão da empresa, os gestores podem tirar insights importantes para desenvolver cada vez mais o negócio.

5) Crie o seu cliente ideal para o customer success

Por fim, é indispensável criar a sua buyer persona, ou seja, o cliente ideal. Afinal, você quer encontrar o perfil dos possíveis clientes que realmente possam utilizar o seu produto ou serviço. E, para isso, é necessário compreender quais são os problemas e necessidades deles.

Aqui é fundamental ficar atento aos dados e resultados obtidos, para que a persona seja o mais específica possível.

Com esse conteúdo você e sua equipe já podem começar a desenvolver o customer success da marca! Quer aprender outras tendências de atendimento ao cliente e como aperfeiçoar a sua relação com o consumidor? Basta clicar aqui para conhecer nosso blog com conteúdo exclusivos!

 

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