Transformações no mercado e o crescente protagonismo feminino

“Unhas pintadas, pele perfumada, maquiagem no rosto e toda a beleza feminina tomam conta dos serviços de telemarketing de todo o país.” Sabe o que a disseminação de estereótipos como esses provocam? Aumento de casos de assédio para as operadoras de contact center. E sabemos que esse contexto, infelizmente, acaba se repetindo em várias áreas corporativas, mesmo com o crescimento do protagonismo feminino nas empresas.

Por isso, no artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre o crescimento da presença das mulheres no mundo dos negócios. Mas, antes temos um convite especial: assista nosso webinar gratuito sobre as transformações no mercado e o protagonismo feminino.

O evento será 100% online e gratuito, além de contar com a participação especial de duas grandes mulheres e profissionais: Neivia Justa e Débora Freitas

A importância do protagonismo feminino nas empresas

Primeiramente, precisamos falar sobre alguns dados que reforçam a importância e contribuição que as mulheres trazem para os negócios, especialmente quando ocupam cargos de liderança.

Os resultados abaixo são do relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2019, da ONU, que usou como base o levantamento realizado em diversos países para entender como anda a igualdade de gêneros nas empresas:

  • Mais de 57% dos entrevistados concordaram que as iniciativas de diversidade de gênero melhoraram os resultados financeiros da organização.
  • Quase três quartos das empresas que dão prioridade à diversidade de gênero na sua gestão, relataram aumentos dos lucros entre os 5% e os 20%. A maioria registra um crescimento entre os 10% e os 15%.
  • Para 57% delas, uma maior participação feminina em cargos de liderança torna mais fácil atrair e reter talentos e mais de 54% viram melhorias na criatividade e na inovação.
  • Ainda segundo o relatório, uma proporção semelhante afirmou que a inclusão efetiva de gênero aumentou a reputação da sua empresa.

Ou seja, fica cada vez mais claro a importância da igualdade de gêneros e do papel feminino para a construção de negócios lucrativos e sustentáveis. 

Transformações no mercado e a igualdade de gêneros

Mas, como será que o mercado reagiu com tantas mudanças nos últimos 2 anos? A resposta é positiva!

As transformações que foram impulsionadas pela pandemia como, por exemplo, o trabalho híbrido e home office, favoreceram ainda mais esse protagonismo feminino. Isso porque o que era totalmente presencial hoje pode ser executado de forma remota, aumentando a flexibilidade e, portanto, as novas oportunidades de trabalho.

Com isso, as novas modalidades permitiram uma conciliação melhor entre trabalho e outras responsabilidades familiares, estimulando uma participação ainda maior das mulheres no mundo corporativo. Além disso, esse novo cenário melhora significativamente as condições de vida dessas mulheres, tanto no âmbito profissional quanto familiar.

E aqui no Brasil essa melhoria na igualdade de gêneros também está sendo notada. Segundo a Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, durante a pandemia houve um alto volume de contratação de mulheres em áreas que ainda apresentam uma desigualdade de gênero, o que mostra um avanço considerável:

  • Logística (229%)
  • Tecnologia (193%)
  • Engenharia (179%).

Ainda segundo a empresa Gupy, na reportagem da Valor Investe:

“Os números são otimistas e apontam a importância das empresas empregarem mulheres, nas diferentes áreas de atuação, principalmente em tecnologia, onde existe o paradigma de ser uma área pertencente ao público masculino”

O protagonismo feminino nas áreas de atendimento

Agora, outro setor que merece destaque é o de atendimento ao cliente, certo? Sabemos o quanto é importante oferecer aos consumidores um atendimento cada vez mais humanizado, com soluções rápidas e eficientes. Mas, quem será que está por trás de todo esse cuidado com o cliente?

Hoje as mulheres representam a maioria dos profissionais na área de contact center e experiência do consumidor, chegando a 60% das vagas (dados do Call Center inf) Essa forte presença pode ser explicada quando observamos que as áreas de call center sempre mostraram bons índices de contratação para mulheres em busca do primeiro emprego ou da reinserção no mercado.

Agora, essas áreas também são atrativas devido a facilidade de executar funções remotas. Mas, será que existem mais fatores sócio emocionais que ajudam a entender esse protagonismo feminino nas áreas de atendimento e experiência do cliente?

Em nosso webinar vamos desvendar os motivos da predominância feminina nas áreas de SAC e como eles contribuem para que o Brasil seja uma referência no tema. Para conferir todo o conteúdo, basta fazer sua inscrição gratuita. 

A luta por igualdade e inclusão continua!

Por fim, apesar dos grandes avanços e do protagonismo feminino, ainda existem desafios a serem vencidos. Por exemplo, segundo a Pnad Contínua, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

8,5 milhões de mulheres precisaram abandonar seus empregos no terceiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados mostram que a taxa de participação na força de trabalho ficou em 45,8%, registrando uma queda de 14% em relação a 2019.

Diante disso, temos uma pergunta importante: como as empresas e as lideranças podem promover uma inserção concreta da mulher, em especial nas áreas de atendimento e experiência do cliente?

É o que pretendemos responder em nosso webinar gratuito: Transformações do mercado e Protagonismo feminino.

 

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