O que é ressarcimento digital? Como ele pode ajudar o pós-venda?

Você sabe o que é ressarcimento digital? Não? Então chegou no lugar certo! Hoje falaremos um pouco mais sobre essa excelente prática que gera economia, agilidade, eficiência e satisfação dentro das empresas.

Continue a leitura até o final e descubra como o ressarcimento digital pode ser vantajoso para seu negócio.

Afinal, o que é ressarcimento digital?

O ressarcimento digital é o uso de tecnologias, como open banking, para a devolução ou reembolso do valor pago por um produto que, comprovadamente, está impróprio para consumo ou apresenta alguma anormalidade e defeito.

Por lei, esse é um direito do consumidor. Ou seja, seu cliente pode abrir uma reclamação com a sua empresa toda vez que ficar insatisfeito com o produto ou serviço contratado. 

Vale destacar que o ressarcimento não é a única solução. Na verdade, hoje em dia muitas empresas ainda tentam resolver essas reclamações de outra forma. Mas, será que esses outros caminhos são eficientes e lucrativos?

Por que o ressarcimento digital pode ajudar no pós-venda?

O que acontece no seu negócio quando um cliente tem algum problema com um produto? Existe uma área de logística responsável por fazer a troca do item ou a equipe do SAC acaba devolvendo o dinheiro do cliente?

Na maioria das empresas o departamento de SAC é responsável por receber as reclamações, analisar cada caso e seguir com o processo mais adequado. Por exemplo:

  • Solicitação de devolução do produto defeituoso para troca;
  • Solicitação da conta bancária para abertura do processo de reembolso;
  • Em casos mais específicos, a empresa retira o item na casa do consumidor para análise.

Mas, em todos esses casos, o processo costuma ser demorado. Isso porque existem ações que dependem de muitos envolvidos no processo. Seja a análise do SAC, os correios, a empresa de logística, o setor de trocas ou até mesmo a liberação do reembolso pelo setor financeiro. E é aí que entra o principal diferencial do ressarcimento digital: agilidade.

E sabemos que ao lidar com um cliente insatisfeito, o tempo vale ouro.

Isso sem contar os custos que não são adequadamente calculados, como horas para executar tarefas repetitivas de contas a pagar.

1) Soluções rápidas e clientes satisfeitos

Isso mesmo, a principal vantagem do ressarcimento é a satisfação do seu consumidor. Afinal, ele terá agilidade e não terá que ficar esperando a burocracia do processo tradicional de ressarcimento para finalizar um reembolso.

Por exemplo, aqui em boomee uma de nossas soluções para ressarcimento digital é o cupom boomee cash. Com ele, em apenas algumas horas o consumidor poderá ter o problema totalmente resolvido e o dinheiro na conta. Inclusive, se você quer melhorar a experiência dos clientes, recomendamos a leitura desse outro conteúdo:

2) Agilidade na troca de produtos perecíveis

Quanto as empresas gastam por ano para realizar trocas de produtos perecíveis? Quanto tempo, em média, leva para os consumidores conseguirem utilizar o produto, contando desde o dia da primeira reclamação até o momento do recebimento do novo produto?

Na maioria dos casos essas respostas envolvem números elevados. Ou seja, no final das contas tanto a empresa quanto o consumidor saem perdendo.

A boa notícia é que nós de boomee desenvolvemos uma solução para esse problema através do ressarcimento digital. Com nosso cupom boomee produto, o consumidor consegue utilizar o novo produto em questão de horas ou no dia seguinte.

3) Economia e redução de burocracia

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o ressarcimento digital é um grande aliado do orçamento das empresas. Isso porque é possível economizar quantias significativas com logística, estoque e transporte!

Além disso, o negócio não precisa gastar com uma equipe alocada monitorando as etapas de cada reclamação. No final das contas, sua equipe terá mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas.

Por isso, as soluções de ressarcimento digital que desenvolvemos aqui em boomee possuem uma equipe de atendimento altamente qualificada para oferecer todo o suporte que seu consumidor merece. 

Pronto, agora você já sabe o que é ressarcimento digital e como ele pode ajudar no pós-venda. Aliás, que tal conferir como ele funciona na prática? É só agendar uma demonstração com a nossa equipe de atendimento. 

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